Zemanta Related Posts Thumbnail

A grandiosa ópera Nabucco de Verdi!

Conheça uma das maiores obras de Verdi, a grandiosa ópera Nabucco!

Pessoalmente acho este ópera e especialmente sua ária dos escravos Hebreus, “Va pensiero”, a maior e mais bonita obra de Verdi. Talvez pela sua história ou pelo momento histórico na qual foi escrita.

Esta ópera se desenvolve dentro da história da conquista do território hebreu por Nabucco (Rei Nabucodonosor) e a captura do povo como escravo, que é levado para Babilônia. La se desenrola uma história que esta cheia de drama e reviravoltas. Mas o que faz desta ópera mais importante, é o fato de ter sido escrita quando o norte da Itália estava ocupado pelo império Austro-Húngaro. Então esta ópera e especificamente a ária “Vá pensiero” ou o coro dos escravos como também é chamada, se transforma em algo mais ao transcender o cenário e cobrar vida como símbolo nacionalista que expressa o descontentamento com a ocupação por parte da potencia estrangeira.

Veja como a música clássica era e sempre será um elemento de extrema influência no pensamento e na atitude dos povos repassando o sentimento de uma época. Neste caso um povo que não podia resistir de outra maneira à conquista e domínio por parte de uma potencia estrangeira. È, de alguma maneira, uma forma de resistência pacífica.

“Vá pensiero” acontece durante o terceiro ato da obra, quando os escravos Hebreus param à beira do rio Eufrates para descansar, e nesse momento é que eles cantam esta maravilhosa ária!

Você pode ver uma tradução desta obra clicando aqui.

Se você gostou desse post deixe seu comentário abaixo ou compartilhe. Nos ajude a divulgar a Cultura Clássica.
  • Agostinho Couto

    simplesmenta a melhor e mais magestosa musica forever