ayran-nicodemo-3-foto-gilson-oliveira

Circuito de Concertos Didáticos leva música a alunos da Rede Municipal de ensino no RJ

Buscando promover transformação social através da música, o projeto vai realizar 30 concertos didáticos para o ensino fundamental em escolas da Zona Norte e Oeste através de apresentações e interações com expoentes da música popular e erudita, como Marcel Powell, Duo David Ganc e Fabio Adour, Duo Kristina Augustin e Mario Orlando, Duo Daniela Spielmann e Sheila Zagury, Ayran Nicodemo, e Terno Carioca.

Foi a partir da experiência vivida nos anos de 2013 e 2014, quando da realização dos projetos aprovados no Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, que surgiu o desejo de implantar uma ação continuada de formação de plateia, e mais que isso, de contribuir para a formação cultural dos estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. É com o repertório de importantes compositores, como Tom Jobim, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Bach, Villa-Lobos, Baden Powell e tantos outros, que o Projeto Circuito de Concertos Didáticos vai estimular a discussão entre as fronteiras da música erudita e popular entre mais de 1000 estudantes de DEZ Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro.

O projeto tem a direção geral e curadoria assinada pela produtora cultural Kryka Pujol e a direção executiva e produção de Margareth M Monteiro,o patrocínio é da Vivo, do Governo do Rio, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O circuito começa na segunda quinzena de Outubro, nas semanas entre os dias 17 e 21, e entre os dias 24 e 27, retornando às mesmas escolas em novembro. O desafio é estimular nos alunos de 6 a 14 anos, a percepção de sons de diversas naturezas e procedências e fomentar a formação de plateia para a música instrumental popular e erudita.

Serão ao todo, 30 concertos didáticos, especialmente desenvolvidos por músicos de grande reconhecimento no cenário musical nacional e internacional. Dentre os eruditos, se apresentarão o violinista Ayran Nicodemo, o Duo David Ganc e Fabio Adour (flauta e violão) e o Duo Kristina Augustin e Mario Orlando (viola da Gamba). Na música popular, integram o projeto o violonista Marcel Powell, filho de Baden Powell, que fará uma introdução e apresentação da obra do pai; o Duo Daniela Spielmann (saxofone) e Sheila Zagury (teclado), que levarão aos alunos a obra de Jacob do Bandolim; e o Terno Carioca formado por Lena Verani (clarineta), Luiz Flavio Alcofra (violão) e Pedro Aragão(violão).

O Circuito de Concertos Didáticos busca promover a Escola pública como espaço de educação integral da comunidade, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando à formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com a transformação sócio-cultural, necessária para a construção de uma sociedade mais ética e digna.

Escolas que receberão o projeto:

Zona Oeste
1. Escola Municipal Professora Didia Machado Fortes – Barra da Tijuca
2. Escola Municipal Sobral Pinto – Praça Seca
3. Escola Municipal Azerbaijão – Anil
4. Escola Municipal Rio das Pedras – Rio das Pedras
5. Ciep Compositor Donga – Taquara

Zona Norte
6. Escola Municipal Chile – Olaria
7. Escola Municipal Grécia – Vista Alegre
8. Ciep Maestro Francisco Mignone – Olaria
9. Ciep Juscelino Kubitschek – Manguinhos

ayran-nicodemo-3-foto-gilson-oliveira

f-adour-d-ganc

foto-daniela-spielmann-e-sheila-zagury

foto-duo-de-viola-da-gamba-cred-luis-alberto-guimaraes2

marcel-powell_por-eden-barbosa-6-menor

terno-carioca2

Se você gostou desse post deixe seu comentário abaixo ou compartilhe. Nos ajude a divulgar a Cultura Clássica.