maxresdefault

Conheça 9 curiosidades sobre a vida de Beethoven

Nascido em dezembro de 1770 em Bonn na Alemanha, Beethoven se transformaria no mais influente e famoso compositor de todos os tempos. Estas são 9 curiosidades sobre a vida dele.

1-Não existe registro da data de nascimento real de Beethoven mas sim do batismo que foi em 17 de dezembro de 1770. Muitos aceitam como data de nascimento o dia 16 de dezembro.

2-O seu pai Johann o forçava a praticar dia e noite para atingir o mesmo nível de gênio do Mozart. Os vizinhos do Beethoven se lembram de ver o jovem Ludwig encima de um banco para alcançar o teclado.

3-Johann tentou explorar o seu filho como uma criança prodígio a exemplo do Mozart. Para isto alegava que Beethoven tinha 6 anos de idade no poster que anunciava sua primeira apresentação pública em março de 1778.

4-Ele foi na verdade o terceiro Ludwig van Beethoven na família. O primeiro foi seu avo que também era músico, o segundo foi seu irmão maior que faleceu 6 dias antes dele nascer.

5-Mesmo que o nome de Beethoven esta associado ao piano ele começou no violino, para desgosto do seu pai, que achava horríveis os sons do instrumento.

6-Muitos compositores são conhecidos por serem excêntricos, Beethoven também era. Ele usava baldes de água fria porque acreditava que melhoraria sua performance. Beethoven sempre colocava 60 grãos de café na sua taça de café diário.

7-Na primeira visita a Vienna, um Beethoven de 17 anos de idade agendou uma audição com o já muito famoso Mozart. Mozart não se impressionava muito com os jovens músicos normalmente porém a lenda diz que enquanto caminhava para fora da sala disse, “Fiquem de olho nele. Um dia ele vai dar algo ao mundo do que falar”.

8-Como Beethoven trazia riqueza cultural e sucesso onde quer que ele estava, ele foi, digamos, subornado para ficar em Viena. Depois de se mudar para a cidade em 1792 passou a receber uma parcela anual para manter ele morando em Viena. Funcionou, Beethoven ficou lá até a sua morte.

9-Estando acamado nos seus últimos messes, Beethoven faleceu em 26 de Março de 1827 com apenas 56 anos, porém existe uma disputa até hoje sobre a causa da morte, desde cirroses, hepatite até sífilis, etc. O seu funeral foi seguido por aproximadamente 20 mil pessoas.

Vi isto aqui.

Se você gostou desse post deixe seu comentário abaixo ou compartilhe. Nos ajude a divulgar a Cultura Clássica.