clara-wieck-schumann-2

No dia da mulher te mostramos 5 bem sucedidas mulheres compositoras

Existiam mulheres compositoras de música erudita? No dia da mulher o Cultura Clássica mostra que elas já se dedicavam a composição de música muito antes do que podíamos pensar. Numa categoria dominada pelos homens algumas mulheres foram reconhecidas pelos seus talentos na composição.

Tão cedo quanto o começo do segundo milênio, em plena idade media, já havia mulheres compositoras e ao longo dos séculos nunca pararam de aparecer. Muitas vezes condicionadas pela sua posição na sociedade, as mulheres não saiam do seu ambiente intimo, isto é, a familia.

Se bem não era nada comum encontrar uma mulher dirigindo uma orquestra, sim era normal uma mulher tocar instrumentos musicais, ainda que os homens sempre viam com bons olhos que esse talento fosse apenas para divertimento familiar.

Mas existem exemplos onde estas mulheres compositoras conseguiram destaque e reconhecimento público. Vamos então mostrar 5 exemplos de mulheres compositoras.

Hildegard von Bingen (1098-1179)

Hildegard era uma abadesa e fundadora de mosteiros para freiras. Ela não somente chegou a compor 70 obras, também era escritora, mistica e visionaria.

Uma das suas composições era o Ordo Virtutum (tem um vídeo no final do post para escutar) é a peça musical de conteúdo moral mais antiga que sobrevive até hoje.

O “Ordo Virtutum” é um exemplo de drama litúrgico.

Francesca Caccini (1587-1640)

Cantante, poeta, professora, Caccini era a filha do compositor do renascimento Giulio Caccini. Este detalhe é comum a varias mulheres compositoras na historia, ter crescido num ambiente musical.

Ela se desenvolveu e se converteu numa das mais influentes mulheres compositoras da Europa. É uma pena que pouco do seu trabalho sobreviveu ao passo do tempo. Uma peça da sua autoria, “La liberazione di Ruggiero” é considerada a primeira ôpera composta por uma mulher.

Isabella Leonarda (1620-1704)

Isabella Leonarda era a filha de um advogado de Novara na Itália. A família de Isabella vinha de uma longa e velha linhagem cujos representantes tinham ocupados cargos importantes ao longo do tempo. O pai de Isabella era conde. A família era benefactora de um convento e talvez por isto Isabella entraria para o convento com apenas 16 anos de idade e permaneceria ali pelo resto da sua vida.

Durante este tempo Isabella foi uma das mais prolíficas entre as mulheres compositoras da sua época. Por volta de 200 obras foram compostas por ela. Suas obras são no estilo barroco, e pouco mais se sabe sobre ela. Apenas que ocupou vários cargos dentro da congregação.

Fanny Mendelssohn (1805-1847)

Fanny Mendelssohn tinha um forte sobrenome, ela era irmã de Felix Mendelssohn. Fanny foi uma compositora com uma produção impressionante de obras, 460 trabalhos.

Os primeiros passos de Fanny na música foram ensinamentos passados pela mãe dela, que tinha recebido instrução no estilo Berliner-Bach.

Mesmo com tanto curriculum, Fanny teve dificuldades próprias da época em que ela viveu. Inclusive o pai dela era mais tolerante do que incentivador do seu talento. Já o seu irmão, se diz por ai, recebeu influencia da própria irmã em vários aspectos.

Entre as obras compostas por Fanny se encontram um piano trio, vários livros, e peças para piano. No final do post incluimos uma obra dela, vai até o final, vale a pena!

Clara Schumann (1819-1896)

Clara Schumann era esposa do famoso compositor Robert Schumann. Ela era uma excelente pianista, muito elogiada. O pai conhecia muito de música, ensinou ela a tocar o piano e a compor. Clara criou o seu primeiro concerto para piano com 14 anos de idade.

Os Schumann conheceram um jovem compositor chamado Johannes Brahms. Diz a historia que os dois ficaram encantados com o talento do jovem Brahms. Tanto que eles o apoiaram durante a sua carreira e ainda Clara faria a estreia de várias obras dele.

Clara ainda foi uma pianista que tocava de memoria, o que era muito raro e excepcional na época, talento que vinha dos ensinamentos do pai. Mais tarde esta prática viraria padrão.

mulheres compositoras

Clara Schumann

mulheres compositoras

Fanny Mendelssohn

mulheres compositoras

Não precisa apresentação ;-)

Vi isto aqui.

Se você gostou desse post deixe seu comentário abaixo ou compartilhe. Nos ajude a divulgar a Cultura Clássica.