IMG_0446

Pela primeira vez, Rio de Janeiro sedia o XLI Congresso Internacional Pueri Cantores

XLI Congresso Internacional Pueri Cantores. Canarinhos de Petrópolis representam o Estado do Rio no evento, que receberá mais de 20 coros.

 Cerca de 1.000 crianças de diferentes países se reunirão no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 22 de julho, onde participam do XLI Congresso Internacional Pueri Cantores. A programação contará com concertos gratuitos em igrejas, teatros e praças públicas, valorizando a música sacra e propagando mensagens de paz e esperança na capital carioca.

O evento é realizado pela Federação Internacional Pueri Cantores e pela Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, com apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ao todo, 26 grupos vocais estarão na capital, oriundos de países como Alemanha, Colômbia, Coreia, França, México, Polônia e Suécia. Coros de diversas regiões do Brasil também irão participar, incluindo o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, que representa o estado fluminense no Congresso, além de grupos vocais como Schola Cantorum de Brasília; Coral Mater Ecclesiae, de Santa Luzia em Minas Gerais; e Meninos Cantores de Nova Erechim, de Santa Catarina.

A programação começa na terça-feira (18), às 19h30, com a Cerimônia de Abertura, que será realizada na Catedral Metropolitana de São Sebastião. O evento terá o desfile dos representantes das Federações Pueri Cantores, além de ato litúrgico presidido por Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. Logo após, haverá apresentações de manifestações culturais, folclóricas e musicais de todo o Brasil. Na quarta-feira (19), tem início às 10h a Missa das Nações. Serão diversas cerimônias presididas em diferentes línguas, realizadas em igrejas do Centro Histórico do Rio e de bairros da Zona Sul da cidade. Ainda na quarta, das 18h às 20h, acontecerão concertos de música sacra em vários pontos das zonas sul, norte e no Centro.

Na quinta-feira (20), os corais acompanharão missas que serão realizadas em diferentes comunidades a partir das 18h. Um dos momentos mais esperados de toda a programação é o Concerto de Gala, que acontece às 20h no Teatro Cecília Meireles, reunindo os coros Mainzer Domchor, da Alemanha; Canarinhos de Petrópolis, do Brasil; Schola Cantorum de La Catedral, da Colômbia; Jeju Catholic Boys and Girls, da Coreia do Sul; Pueri Cantantes Cathedralis Ungdomskör, da Suécia; e Sacra Vox, também do Brasil. Na sexta (21), às 18h, será realizada a Cerimônia da Paz na Catedral Metropolitana, com a presença de todos os corais, maestros e celebrantes que participam do congresso. Essa cerimônia é restrita ao público convidado.

A programação acaba no sábado (22), às 17h, com a Missa de Encerramento presidida por Dom Orani Tempesta na Catedral Metropolitana. Na ocasião, os grupos vocais participantes formarão um grande coral, que será regido pelos maestros da Federação.

“É sempre uma alegria muito grande para nós participar dos congressos das Federações Nacional e Internacional Pueri Cantores. Esse é o momento que coros de diversos lugares do mundo se unem para trocar experiências e fomentar a música sacra, cantando louvores a Deus por paz, principalmente neste momento que o mundo tanto necessita de amor e união”, comentou o maestro do Coral dos Canarinhos e presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, Marco Aurélio Lischt, lembrando que o grupo vocal foi anfitrião do Congresso Regional de Meninos Cantores, realizado em Petrópolis no ano de 2015.

O primeiro Congresso Internacional Pueri Cantores aconteceu em 1947, quando 90 corais de diversos países estiveram reunidos na cidade parisiense. De lá para cá, são realizados eventos nacionais e internacionais, que já ocorreram nos quatro continentes. Os últimos foram sediados em Roma, na Itália; Granada, na Espanha; Washington, nos Estados Unidos; e Paris, na França. O Rio de Janeiro recebe o congresso pela primeira vez.

 Confira a programação completa:

18/07 – Terça-feira

*19h30 – Cerimônia de Abertura – Catedral Metropolitana de São Sebastião

19/07 – Quarta-feira

*10h – Missa das Nações
– Língua Portuguesa – Igreja da Candelária, Centro
– Língua Espanhola – Igreja de Santa Cecília, Botafogo
– Língua Francesa – Igreja da Santíssima Trindade, Flamengo
– Língua Alemã – Igreja de Santo Inácio, Botafogo
– Língua Polonesa – Igreja de Santa Margarida, Lagoa
– Língua Inglesa – Igreja Nossa Senhora de Copacabana, Copacabana

*18h às 20h – Concertos de Música Sacra em igrejas das zonas sul, norte e do centro.

– Zona norte – Igreja de São Sebastião, Tijuca

– Zona Sul – Igreja da Imaculada Conceição, Botafogo

Igreja de São José, Lagoa

– Suburbano – Igreja N. Sra. Apresentação, Irajá

– Santa Cruz – Igreja N. Sra. Conceição, Santa Cruz

– Jacarepaguá – Igreja N. Sra. de Fátima, Pechincha

– Urbano – Igreja São Januário e Santo Agostinho, São Cristovão

– Leopoldina – Igreja de São Rafael Arcanjo, Vista Alegre

– Oeste – Igreja de São Lourenço, Bangu

20/07 – Quinta-feira

*18h – Missas nas Comunidades

*20h – Concerto de Gala – Sala Cecília Meireles

21/07 – Sexta-feira   

*18h – Cerimônia da Paz na Catedral Metropolitana

22/07 – Sábado
*17h – Missa de Encerramento na Catedral Metropolitana

IMG_0446 2_IMG_0897 - Copia

Se você gostou desse post deixe seu comentário abaixo ou compartilhe. Nos ajude a divulgar a Cultura Clássica.