Vejam o que acontece quando você junta Beethoven e um ambiente público!

bancosabadell

Vejam o vídeo que hoje nos trazemos para vocês. Um amigo passou para mim o link e não sei ao certo a origem, só sei que ele é parte de uma campanha pelo aniversário do banco Sabadell da Catalunya na Espanha. E eu digo a vocês, não interessa quem você seja, é impossível não sentir alguma coisa ao escutar esta peça.

Vejam o que acontece quando você junta Beethoven e um ambiente público, você vê pessoas desfrutando de música clássica, aquela música que os jovens chamam de “careta”, porém você pode perceber a traves da imagem que pessoas de todas as idades com diferentes gostos musicais ou origem social e econômica são envolvidas na experiência, na emoção e na vibração da 9a Sinfonia, porque ela representa um som universal que vai além de tudo, transformando as pessoas em irmãos. Passaram-se mais de 100 anos e podem passar mais 1000, não entanto a 9a Sinfonia terá o mesmo impacto nas pessoas, não posso dizer o mesmo dos outros estilos musicais. Quando estas pessoas escutam esse som já não são roqueiras, pagodeiras, funkeiras ou sertanejas, aqui todos são uma mesma coisa, um mesmo gosto. E isso é o maravilhoso da música clássica. Vemos as crianças dançando alegres, porque Beethoven canta a alegria e aposta a que todos voltemos a ser irmãos.

Tem um momento em que o coro entra e vemos um homem, um anônimo que faz uma expressão de “wuau”, e é isso mesmo, a música clássica tem a capacidade de por em atividade o coração das pessoas.

Desfrutem da música, porque isto não é só um hino a alegria, é um hino universal que canta a grandeza de ser Humano (sim, assim com H) e que faz sentir que podemos ser melhores do que isto que o mundo é hoje…

Para ver a tradução.