La Misa Criolla de Ariel Ramírez, com certeza você não conhecia.

A “Misa Criolla” é uma belíssima obra da música contemporânea. Composta pelo Argentino Ariel Ramirez e que foi publicada em LP (disco vinil long play) no ano de 1964. Aqui no Brasil vivemos isolados da cultura latina, como la também vivem isolados da cultura brasileira, o que é uma pena. Prova disso é esta magnífica obra que poucos brasileiros conhecem.

O incrível desta peça musical é a combinação de música coral com elementos do folclore da Argentina, principalmente do norte do país, elementos indígenas e da cultura andina. Podemos apreciar o som de instrumentos indiscutivelmente andinos como a “quena”, o “bombo” ou o famoso “charango”. Podemos conhecer algo mais sobre estes instrumentos no blogclasico, aonde pode-se ver uma completa descrição de todos os instrumentos andinos.

Se trata de música litúrgica traduzida e adaptada da missa católica por isso suas partes são obrigatoriamente o Kyrie, Sanctus, Agnus Dei, Gloria e Credo.

A pesar de ser composta por 5 partes, aqui apresentamos somente o Gloria interpretada na inigualável voz da Mercedes Sosa (esta sim é mais conhecida por aqui).

Cultura Clássica

English Español