Vozes do Exercito Vermelho

Hoje a proposta do blog é diferente, trazemos algo que não é clássico porem tem elementos interessantes como uma orquestra e algo pouco visto no mundo da música, um coro de homens. O “Red army chorus” é como diz seu nome, um coro de tipo militar. Contrariamente ao que possamos pensar, não se dedicam somente à cantar marchas militares e sim músicas do folclore russo. É claro que o objetivo na época era exaltar o espírito soviético e o orgulho nacional, porém tudo mundo coincide na beleza musical e na mensagem que é transmitida através dela.

A canção do “Volga Boatmen” foi composta em 1881 inspirada numa pintura de Ilya Yefimovich Repin, é sobre o tema dos trabalhadores russos que puxavam navios no rio Volga. A dureza do trabalho, as condições inhumanas e o sofrimento, não somente dos que ali trabalhavam, mais de todo o povo russo na época dos Kzares é tratada na pintura e na música convertendo-se assim num símbolo revolucionário que seria usado depois na época soviética. Esta música teve varias versões divulgadas, uma nos Estados Unidos e outra composta pelo grande compositor espanhol Manuel de Falla.

Sempre interpretada por um solista de voz grave (baixo) que da justamente essa sobriedade. Aqui no vídeo vemos ao grande Leonid Kharitonov, que não somente canta mais também interpreta, na voz podemos chegar a sentir a dor e a dureza da vida naquela época. O coro adiciona um componente épico e também representa a voz de todo um povo que estava tendo o mesmo destino do solista.

Aqui a pintura da qual estávamos falando antes e na qual foi inspirada a música.

Ilia Efimovich Repin

Cultura Clássica

English Español