A semana santa e a Paixão segundo São Matheus de Bach

Semana-Santa-2013

Se você é religioso ou não pouco importa, esta semana é especial para todo o mundo cristão (e não cristão também) e nos influencia ha mais de 2000 anos. Na semana santa a nossa espiritualidade se renova. A influencia e o legado daquele que seria chamado de Jesus O Cristo é inegável. No mundo da música clássica ninguém representou melhor a semana santa e o drama crístico do que Bach e sua Paixão Segundo São Matheus.

Escrito em forma de oratório esta peça musical abarca partes do novo testamento do citado evangelho, as vezes em forma de recital, em outras partes em forma poética. A obra dura mais de 2 horas e em algumas interpretações ate 3 horas. Cada parte, cada pequeno detalhe da obra esta relacionada com alguma passagem do evangelho.

Na época que foi composta a obra (1727) era a moda compor música para a igreja, neste caso, a luterana. É interessante notar que ao contrario da igreja católica, as igrejas luteranas incorporavam a música como parte do culto religioso. Assim as igrejas estavam especialmente desenhadas e construídas com a finalidade de ter boa acústica. Muitas igrejas (se não todas) eram equipadas com órgãos e todas tinham um coral para interpretar os salmos, isto pode ser visto no post sobre o Dixit Dominus.

Se quiser conhecer mais sobre esta obra eu recomendo ler o blog Euterpe, la tem a maior e mais completa descrição e analise da obra feita em 10 partes com incrível detalhamento.

No vídeo abaxio, mostra o final da obra que para o meu gosto pessoal, é a melhor parte.