Enrico Caruso, O primeiro artista global!

CarusoAutograph300
É interessante e você provavelmente não sabia, mais o primeiro artista global que fez uso intensivo das novas mídias e meios de comunicação modernos foi o Enrico Caruso. Também foi o primeiro a lucrar com isso vendo a extensão e o alcance das novas tecnologias. Ou seja, o primeiro ídolo de massas conhecido mundialmente e que fazia uso de todos os meios de comunicação era um artista ligado à música clássica!

Fez gravações desde 1904 ate 1920, ganhou milhões de dólares com os royalties destas gravações as quais você comprar ou fazer download ate hoje. Cantou no primeiro programa de radio ao vivo em “Broadcast” para Estados Unidos. Atuou em filmes, aparecia em revistas e jornais, e usava amplamente o recurso do radio. Assim se converteu em um personagem “global”, fazendo giras mundiais e aonde quer que fosse tinha fã esperando por ele. E não deixava nenhum fã desapontado, frequentemente você via ele assinando autógrafos.

Ele foi muito influente em todos esses aspectos, abrindo o caminho para outros artistas que seguiram seus passos. Muitos filmes ambientados nos anos 20 e aonde aparece alguém escutando alguma música, preste atenção, quase sempre é uma gravação de Caruso!

Olha que legal este vídeo, mostra um disco de Caruso tocando num gramofone cantando “La Donna e Mobile”, o vídeo mostra ainda fotos antigas. Preste atenção a técnica de canto dele e a magnífica voz.