Aria La donna è mobile de Verdi

la donna e mobile

Famosíssima ária da opera Rigoletto imortalizada em um sem número de publicidades e filmes, cantada por quase todos os grandes tenores é um hino das óperas italianas.

Composta por Giusepe Verdi faz parte de uma série de árias famosas que foram parar na cultura popular da Italia e do mundo. Óperas como La Traviata, Aida, Rigoletto e Nabuco são extremamente conhecidas e já vou ir falando delas aos poucos.

A ópera Rigoletto conta a historia de um bobo da corte e um duque, e gira em torno do tema de “problemas de saias” mais com trágico desenlace. Se quiser ver uma sinopse pode ver aqui. Mais é uma ópera baseada num livro de Victor Hugo (o conde de montecristo) e como várias de suas obras é com claro conteúdo politico, por isso mesmo a ópera foi levemente retocada para não refletir essa parte, por exemplo, Verdi trocou o papel do Rei pelo de um Duque.

A letra e tradução da obra pode ser vista clicando aqui.

Deixo aqui uma interpretação desta ária e não podia ser de outra maneira se não com a inconfundível voz de Luciano Pavaroti!

E aqui podemos ver aquela cena do filme “O justiceiro” na qual aparece esta ária (a cena é violenta, ta avisado), enquanto num apartamento estavam escutando esta música e preparando “spaghetti” ao lado rolava a maior briga e por conta do alto volume do som os protagonistas não tinham percebido.