Dia do Rock e da Música Clássica?

Aqui no Cultura Clássica o dia 13 de Julho é o dia do Rock e da Música Clássica. Veja bem, por aqui não rola preconceito!

Este aqui é um post homenagem a dois gêneros de música bem marcantes, o Rock e a Música Clássica. Ai você me diz, o que tem a ver uma com a outra? Eu digo que uma não existiria sem a outra. Os músicos de rock, os grandes mesmo, estudam todas as vertentes da música, e acreditem ou não, apreciam muito a música clássica. Pelas interpretações que vamos ver neste post, vocês vão perceber até que ponto a música clássica tem influência no rock.

Isto demonstra duas coisas, a música clássica é um pilar fundamental da música moderna, e que os rockeiros apreciam muito este gênero imortal. Um músico que estuda e toca músicas de Beethoven se da conta imediatamente ate que ponto o cara era um gênio e imediatamente, naturalmente diria, se ve influenciado pela sua música, a complexidade e a grandeza da música clássica. Para arredondar o comentário, o rock tem entre seus elementos de influência direta, o Jazz, o Folk e a música clássica!

Agora então, vamos começar por este belo exemplo nacional, Rimski Korsakov e o voo do besouro em guitarra elétrica! Vejam que nível de destreza é necessário para tocar composições clássicas. Neste vídeo ganhamos até uma explicação muito bacana.

Moonligth Sonata, 3ro movimento de Beethoven

9na Sinfonia de Beethoven, esta interpretação é fantástica pela qualidade dos músicos e a adaptação ao rock desta peça. Tem ate um trecho de Fur Elise e ate Mozart!

Turkish march de Mozart

5ta Sinfonia de Beethoven

Espero tenham apreciado!