O cello como você nunca ouviu por J.S. Bach

Alguns instrumentos sofrem as vezes de preconceito numa orquestra. Enquanto uns são solistas, outros rara vez tem esse privilegio. O cello é um deles. Porém quando um mestre como Bach decide dar este privilegio a estes instrumentos resultados incríveis aparecem, como a Suite para cello No1 de Bach.

A ideia de falar desta peça veio depois de ver um vídeo que publiquei aqui e que achei muito legal, aonde se toca cello num metro! Tem que conferir se você não viu. De qualquer maneira esta peça não podia faltar aqui no Cultura Clássica.

Não se sabe exatamente em que momento Bach compus esta obra, alguns dizem entre 1717 e 1720, quando era Kapellmeister (encarregado da música da igreja) em Köthen, mas nada é certo. Ate porque não há nenhum documento original de Bach sobre esta obra. O que existe é uma copia (ou suposta copia) feita pela sua esposa Anna Magdalena. Então muitos esgrimiram varias teorias por exemplo, que Bach compus estas obras como um estudo já que foram pouco conhecidas ate o começo do século XX, outros dizem que não seriam copias feitas por Anna Magdalena e sim uma composição original dela!

Seja como for o som deste instrumento principalmente no primeiro movimento, Preludio, é fantástico. Acabou sendo muito famosa ate porque é a peça mais fácil de aprender a tocar.

Como muitas composições clássicas, esta também faz parte de trilha sonora de um filme, neste caso do filme Master & Commander que é um filme que recomendo muito, e que tem uma cena com esta música de Bach, que pode ser vista neste vídeo:

Também coloco aqui esta outra interpretação que é fantástica, é de ficar extasiado!