Eine kleine nachtmusik ou pequena serenata noturna de Mozart

A pesar do nome complicado (o que não é complicado em alemão?) o nome da peça na verdade é simples, pequena serenata noturna, ou como alguns traduzem de forma literal, pequena musica noturna. Foi composta em 1787 paralelamente ao trabalho que Mozart já estava fazendo no segundo movimento da opera Don Giovani.

Mas existe um mistério, não se sabe ate hoje porque Mozart compus esta peça. Geralmente ele fazia estas composições curtas por encomenda, algo que era um hábito interesante na época. Você podia comprar de um compositor uma peça exclusiva para você. Não seria uma má ideia hoje aplicar isso mesmo também em certas áreas culturais e mesmo na música como forma de impulsar o desenvolvimento cultural do pais de forma privada já que o governo… bom, nos conhecemos os interesses do governo.

Em todo caso não se sabe para quem ele escreveu a peça e nem se foi executada naquela época, se sabe sim que a esposa de Mozart venderia mais tarde esta peça junto com outras e um editor a publicaria em 1827.

Muitos reconhecem esta peça como uma das mais famosas de Mozart. Principalmente o primeiro movimento Allegro que vocês podem escutar no vídeo abaixo. Mozart tinha um espiritu jovem e a música dele parece refletir isso. Você escuta este primeiro movimento e ele fica na sua cabeça, logo sem nos darmos contas a estamos assoviando. Mozart com certeza foi o primeiro compositor pop se é que isso existe 😉