O Cravo Bem Temperado de J.S. Bach em lâmpadas coloridas

Representar visualmente uma obra de música, qualquer que seja o estilo, é um desafio, mas neste vídeo onde se representam duas composições bem conhecidas de Bach, do “Cravo bem Temperado”, o resultado é excelente.

Bach publicou em 1722 um livro com fugas e prelúdios com o objetivo de ajudar aos jovens com intenção de aprender música e para o estudo daqueles mais experientes também. De fato os dois livros escritos por Bach (o outro foi em 1744) foram estudados muito tempo depois por nada mais e nada menos que Mozart e Beethoven, que usaram estes livros como influência para as suas obras, mesmo que para aquela época o Barroco já estava ultrapassado.

Uma curiosidade é que estes livros de Bach foram divulgados em forma de manuscritos e somente foram impressos muito tempo depois. O título da obra indica que as composições contidas neles foram feitas para um tipo de afinação chamado de “bem temperado”.

Mas agora falando sobre o trabalho feito no vídeo, ele foi feito pelo…

… animador Alan Warburton, a pedido do site Sinfini Music, criou uma animação em CG que ilustra um prelúdio e uma fuga da coleção, utilizando lâmpadas coloridas que se acendem conforme as notas são tocadas. O comprimento de cada lâmpada representa a duração das notas, enquanto a altura de cada lâmpada representa a altura da nota tocada. Ficou muito interessante, dá uma olhada no vídeo acima!

O resultado é um vídeo muito bem feito, confira.


bach2 bach3 bach4

Vi isto aqui.