A orquestra sinfônica do Brasil lançou um aplicativo para atrair o público jovem

A orquestra sinfônica do Brasil lançou um aplicativo para atrair o público baixinho e acho isso uma iniciativa fantástica.

Acho inclusive que já falei disto por aqui, do aplicativo, mas vale a redundância. Tudo tem que passar pela necessária adaptação aos tempos modernos, sem isso qualquer coisa que seja esta condenada a desaparecer ou no mínimo, virar historia.

A música clássica corre um certo risco de virar uma curiosidade histórica aqui no Brasil. O vídeo já diz tudo, no Brasil o público da orquestra sinfônica do Brasil tem mais de 60 anos, o que é não somente preocupante, é também um signo de até que ponto o problema é também educativo.

Por isso me esforço desde este humilde blog por estabelecer essa junção entre o mundo e a música clássica, para que aconteça essa redescoberta de um gênero tão completo e fascinante como é a música clássica.

Ainda o vídeo termina com uma frase que é quase um moto aqui no Cultura Clássica. Tudo mundo gosta de música clássica, só que ainda não sabem disso. Por isso a iniciativa de juntar o mundo dos desenhos animados com a orquestra sinfônica é sensacional.

Ainda aqui no blog sempre estamos publicando sobre a música clássica que aparece em filmes e séries. Até a orquestra sinfônica brasileira já fez isso quando toca o tema de Star Wars por exemplo, mas fica dentro da sala de concertos, ou no Youtube.  Mas isso no aplicativo da orquestra não caberia porque a proposta é outra, mas quem sabe alguém desenvolve um aplicativo um dia que junte também esses mundos fascinantes e ajude a divulgar e a dar o justo valor ao maior gênero musical que já existiu.

Parabéns orquestra sinfônica brasileira!