Feliz aniversario Bach! Google fez um doodle para celebrar

Um 21 de março de 1685 nascia um dos maiores representantes da musica barroca, Johann Sebastian Bach. Google fez um doodle para celebrar esta data.

Faz algum tempo já que Google começou a criar estes doodles como forma de homenagear uma data ou personagem importante. Um doodle é uma animação ou um aplicativo com certo grau de interação com o usuário, ou seja nos. Anteriormente eu já mencionei um doodle de Debussy que você pode ver clicando aqui.

Desta vez Google se superou ao criar um doodle que adiciona aprendizado de maquina para criar melodias automaticamente harmonizadas no estilo de Bach. Isto é, você pode criar as suas próprias composições no estilo dele. Não somente é interessante como curiosidade, é um avanço tecnológico e tanto.

Para poder ver e interagir com o doodle é só clicar aqui.

Feliz aniversario Bach!

O maior compositor da historia (segundo alguns) não teve muita fama em vida. Foi aclamado por seus pares e ate apontado como maior gênio da época, mas foi pouco popular entre o publico.

De qualquer maneira não se pode ignorar o seu legado e a sua popularidade ainda que tardia. Não tem pessoa no mundo que não tenha escutado pelo menos uma vez a sua Tocata e Fuga. Suas composições podem ser encontradas também numa multidão de filmes.

O Cravo bem temperado talvez seja o seu maior legado e não se preocupe se você não conhece esta obra, os seus maiores apreciadores são os compositores.

O seu virtuosismo não se limitava à composição, ele também era um especialista na construção de órgãos de tubos que eram instalados em igrejas. Bach dedicou grande parte do seu tempo à composição sacra. Estas obras eram interpretadas em igrejas luteranas. Um exemplo disto era a Cantata de Natal, da qual já escrevi também neste blog.

O post “Feliz aniversario Bach” você viu aqui no Cultura Clássica. Gostou? Deixa um comentário!

bach

bach